Empréstimo Pessoal

A Previnorte oferece aos seus participantes a oportunidade de contratação de empréstimos para auxiliar no planejamento financeiro de curto-prazo.

Os empréstimos são ofertados na modalidade pós-fixada, com taxas estabelecidas pela legislação vigente e pelas políticas de investimentos dos planos de benefícios.

É importante saber que na modalidade pós-fixada o valor da parcela é alterado mensalmente, em razão da correção monetária e da taxa de juros contratada.

A simulação de empréstimo pode ser feita tanto no Portal do Participante quanto no APP da Previnorte, sendo que para efetivação é indispensável a assinatura (manual ou digital) do contrato e o envio para o e-mail relacionamento@previnorte.com.br.

Clique nos itens abaixo para saber mais sobre os empréstimos oferecidos pela Fundação:

Os participantes ativos, assistidos e pensionistas que possuam idade entre 18 e 80 anos incompletos, três ou mais meses de filiação à Previnorte e que estejam com suas contribuições em dia.

A simulação de empréstimo pode ser realizada no Portal do Participante (link no topo desta página) ou no APP da Previnorte.

Após realizar a simulação de seu empréstimo no Portal do Participante ou APP, você poderá:

  • No Portal do Participante: confirmar a simulação e gerar o contrato automaticamente*
  • No APP: confirmar a simulação e receber o contrato por e-mail

O contrato gerado deve ser enviado assinado (de forma manual ou digital) e encaminhado para o e-mail relacionamento@previnorte.com.br

 

*Se o seu contrato não foi gerado automaticamente no Portal do Participante, verifique o bloqueador de pop-ups do seu navegador e refaça a simulação.

Os empréstimos podem ser financiados em até 80 (oitenta) meses.

As taxas de juros aplicáveis aos empréstimos podem ser consultadas clicando aqui.

Além da taxa de juros, há incidência de correção monetária mensal sobre o saldo devedor, sendo aplicável:

  • Nos Planos “A” (Benefício Definido): Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC
  • Nos Planos “B” (Contribuição Definida): Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA

Os empréstimos são segurados por apólice contratada junto a Sul América Seguros de Pessoas e Previdência S.A. e, em havendo óbito ou invalidez permanente por acidente do mutuário, ocorre a quitação do saldo devedor.

A liberação do crédito na conta do mutuário é de até cinco dias úteis após o recebimento do contrato assinado pela Previnorte, sendo que:

  • Os contratos enviados de segunda a terça-feira têm o crédito efetivado na sexta-feira da mesma semana; e
  • Os contratos enviados de quarta a sexta-feira têm crédito efetivado na quarta-feira da semana seguinte.

Caso o mutuário seja obrigado à apresentação da DPS – Declaração Pessoal de Saúde o prazo dependerá da liberação da avaliação pela seguradora. Esse prazo pode variar de dois a quinze dias.

Atenção! Considerando a nova dinâmica de liberação de empréstimo, orientamos que você somente se comprometa com o valor solicitado a partir do momento que estiver confirmado o crédito em sua conta.

O vencimento da primeira prestação ocorre no último dia do mês subsequente à liberação do empréstimo.

 

As prestações serão cobradas em prestações mensais e sucessivas, da seguinte forma:

• Desconto nas Folhas de Salários dos patrocinadores, no caso de participantes ativos;
• Desconto na Folha de Benefícios da PREVINORTE, no caso dos aposentados e pensionistas;
• Boleto Bancário, nos casos de participantes autopatrocinados, em situação de Benefício Proporcional Diferido ou participante com contrato de trabalho suspenso ou encerrado. O vencimento do boleto é sempre no último dia de cada mês.

Para obter mais informações, entre em contato pelo WhatsApp / Telefone 0800 941 8966 ou pelo e-mail: relacionamento@previnorte.com.br 

Os participantes ativos e assistidos podem ter até 2 (dois) empréstimos simultâneos, sendo o valor total máximo permitido para contratação de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Além disso, por previsão legal, a contratação está limitada à margem consignável estipulada pelo patrocinador (no caso dos participantes ativos) e pela Previnorte (no caso de aposentados e pensionistas).

O limite ainda se dá ao valor de 10 (dez) remunerações base para cálculo da contribuição à Previnorte e, para participantes ativos, o saldo resgatável da sua reserva de poupança.

O mutuário poderá manter até dois contratos de empréstimos ativos simultaneamente.

Para habilitar um novo contrato, deve haver o pagamento de ao menos 1 (uma) parcela do contrato anterior, se for o caso.

O participante pode solicitar, ainda, a “reforma” do contrato de empréstimo. Para tanto, é necessário que tenha amortizado no contrato a reformar, no mínimo, seis prestações ou 40% (quarenta por cento) da quantidade de prestações contratadas, o que for menor. Neste caso, poderá antecipar o pagamento das prestações para alcançar o mínimo necessário à reforma.

As taxas são mensais e aplicáveis sobre o saldo devedor do contrato, conforme tabela de taxas de empréstimos publicada no site (empréstimos>>taxas), sujeitas à atualização conforme normas da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

A DPS é de preenchimento e envio obrigatório à Previnorte nos casos de mutuário com idade superior a 71 anos e a soma dos saldos devedores, acrescido ao valor do novo empréstimo, ser superior a R$ 200.000,00, desde que a variação entre esses dois saldos seja superior a 20% (vinte por cento). Essa condição é verificada eletronicamente quando da solicitação do empréstimo no site. A DPS será encaminhada à seguradora para avaliação e a concessão do empréstimo dependerá da liberação da operação pela seguradora.