A Previnorte publicou as Demonstrações Atuariais dos planos de benefícios referente ao ano de 2022.
O documento Demonstração Atuarial (DA) é o cadastro anual dos estudos atuariais dos planos de benefícios junto ao órgão regulador e fiscalizador, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão supervisor do sistema de previdência complementar nacional que exige anualmente o envio de demonstrativo atuarial, a fim de acompanhar o andamento saudável dos planos de benefícios.
Trata-se do resultado da avaliação anual dos planos, verificando se o plano de custeio praticado é suficiente para cumprir com compromissos assumidos pelos planos de benefícios, descritos nos regulamentos dos planos.
Essa avaliação analisa e gerencia riscos e expectativas de toda natureza: econômicas, financeiras e inclusive biométricas, com o objetivo de prover proteção social dos participantes inscritos nos planos de benefícios, com base nas informações cadastradas, tais como: de idade, dependentes, tipo de ocupação, expectativa de vida, entre outras informações, para analisar o nível de reservas e a situação financeiro atuarial de cada plano.
Na previdência complementar, o atuário responsável pelos planos orienta os cálculos das contribuições periódicas e os rendimentos necessários sobre o patrimônio, com o objetivo de que sejam pagos os benefícios previdenciários de acordo com o previsto nos regulamentos dos planos. Também analisa os métodos, hipóteses e dados do plano, de forma a constatar se há superávit ou déficit, ou seja, se os benefícios previstos em regulamento podem ser pagos da forma como o patrimônio do plano está evoluindo.
Acesse o site > Planos de Benefícios > clique no seu plano e conheça a Demonstração Atuarial.