24/12/2025
A Previnorte está avançando de forma consistente na busca por mais eficiência, redução de custos e melhoria do retorno dos investimentos dos planos de benefícios. Em 2025, a equipe de Investimentos conduziu uma revisão detalhada das estruturas utilizadas, renegociou taxas com gestores e reposicionou parte das alocações, sempre com foco em maximizar a rentabilidade entregue ao participante, obedecendo os limites riscos e melhores práticas de Governança.
Entre as medidas implementadas, destacam-se:
• Redução de despesas em fundos e consultorias
A reavaliação de contratos e a retirada de serviços externos que não eram mais necessários geraram economia significativa, sem comprometer a governança e a qualidade técnica das análises.
• Renegociação de taxas de administração
A atuação junto aos gestores resultou em redução nas taxas de administração de diferentes mandatos, garantindo custos menores e ganhos para os planos.
• Otimização das alocações
Compra direta de títulos públicos e uso de estruturas mais adequadas para o segmento de renda fixa, reduziu despesas e a volatilidade nos resultados dos planos.
Essas iniciativas estão produzindo efeitos concretos. Em 2025, a economia estimada alcançou aproximadamente R$ 2,8 milhões.
• Projeções de economia
Para 2026, considerando ações já implementadas e novas negociações em andamento, o impacto projetado supera R$ 6,3 milhões em redução de custos.
Os valores economizados permanecem nos planos de benefícios, contribuindo com a performance das carteiras e valorização das cotas.
A Previnorte reafirma, assim, seu compromisso com uma gestão técnica, transparente e orientada ao longo prazo, sempre buscando entregar mais segurança e melhores resultados aos nossos participantes.