Planejar e agir para evoluir

” O desafio agora é, a partir de um pensar estratégico e um planejar de forma integrada, fazer escolhas, formular a estratégia, definir as iniciativas, os objetivos, as ações e as metas…”

O Planejamento Estratégico da Previnorte é visitado anualmente, com o propósito de avaliar os objetivos e as iniciativas, identificar e atualizar os riscos inerentes aos processos e acompanhar as mudanças de cenário.

Para a previsão orçamentária, que é alinhada ao planejamento estratégico e aprovada anualmente pelo Conselho Deliberativo para ser executada no ano seguinte, a Previnorte aplica a metodologia Orçamento Base Zero – OBZ.

Também anualmente, o atuário externo, contratado pela Previnorte, desenvolve estudo atuarial, observando as hipóteses e premissas aplicáveis aos planos de benefícios, para definir as taxas de juros que serão utilizadas como referência nas Políticas de Investimentos.

Em reunião presencial no mês de junho, na sede da Fundação, com a participação dos diretores e gerentes, foi iniciado o processo de análise interna para o próximo ciclo 2023-2026.

Destaca José Antônio Corrêa Coimbra, presidente da Previnorte, “o desafio agora é, a partir de um pensar estratégico e um planejar de forma integrada, fazer escolhas, formular a estratégia, definir as iniciativas, os objetivos, as ações e as metas de um novo horizonte para a gestão da Fundação”.

As mudanças do cenário em curso requerem adequações na estratégia e celeridade nas ações. Atenta, a Previnorte vem trabalhando com foco na mudança de cultura e inovação, capacitando seu corpo funcional e promovendo a transformação digital para dar agilidade e disponibilidade aos serviços oferecidos aos clientes.

Dentre os principais objetivos estratégicos, estão em foco: ampliar o portfólio de produtos, implementar estratégias para aumentar a rentabilidade e modernizar os sistemas tecnológicos.

Já foram concluídas iniciativas importantes como: redução dos custos administrativos e enquadramento, em 2021, no limite estabelecido pela Eletrobras.

Foram implantadas também, para facilitar e agilizar o acesso dos clientes, ferramentas de canais de atendimento, tais como: chatbot, whatsApp, atendente virtual e aplicativo.

E para dar suporte a toda essa gestão, o Planejamento Estratégico é monitorado mensalmente pelo Comitê Gestor, composto pela diretoria executiva e todos os gerentes da Previnorte. Em seguida, é elaborado o Relatório e apresentado ao Comitê de Estratégia e Riscos, órgão de assessoramento do Conselho Deliberativo da Fundação.

A gestão é submetida a várias auditorias, inclusive do patrocinador, autoavaliações de riscos e controles internos. Os relatórios dessas auditorias e avaliações são analisados mensalmente pelo Conselho Fiscal.

A Previnorte está comprometida com o fortalecimento da governança e a transparência na gestão.