AnualmenAnualmente, a Previnorte passa por diversas auditorias e, neste ano, a gestão de investimentos passou pelas auditorias anuais de certificação ISO 9001, dos patrocinadores e, ainda, consultoria independente I9 Advisory Consultoria Financeira, para certificar que todas as práticas de gestão de investimentos da Previnorte atendem às melhores práticas de gestão, conferindo ainda mais segurança e idoneidade na gestão dos recursos financeiros dos participantes.
Tanto a auditoria ISO quanto a auditoria dos patrocinadores atestaram a proficiência do processo de gestão de investimentos da Previnorte, sendo que a auditoria ISO conferiu a manutenção da certificação à Fundação, sem registros de não conformidades.
Conforme já informamos, a auditoria de gestão de investimentos, encerrada em setembro de 2022, foi realizada pela consultoria I9 Advisory a pedido do Conselho Deliberativo da Fundação. O trabalho abrangeu a aderência das Políticas de Investimentos frente às características dos planos, assim como a execução das estratégias de investimentos durante o período de crise sanitária e cenário de guerra na Europa.
O relatório da Consultoria referenda as ações da Previnorte, tendo em vista que parte considerável das recomendações contidas no relatório final do processo de auditoria já haviam sido realizadas ao longo ao ano, tais como a redução da alocação em renda variável e aumento da alocação no segmento multimercado, que possui melhores instrumentos de proteção que a renda fixa tradicional. O trabalho abarcou também as alocações no segmento de exterior, que foram frustradas pela conjuntura de guerra e alta inflação no exterior, cenário que reduziu o caráter defensivo desses investimentos, principalmente em ano de eleições presidenciais no Brasil, quando a volatilidade tende a aumentar. As demais recomendações do Relatório apontam para a redução da alocação em renda variável nos Planos BD, que possuem valores marginais da carteira, mas cuja alocação foi reduzida na Política de Investimentos para 2023 e a reavaliação dos fundos exclusivos de renda fixa, cujo processo está planejado e será executado ainda no primeiro trimestre de 2023.
Por fim, vale registrar que a Consultoria atestou a aderência normativa dos processos de investimentos da Previnorte, que atende rigorosamente aos requisitos da IN 35 Previc e que, adicionalmente, e de maneira voluntária, apresenta inclusive os seus processos aderentes ao Selo de Autorregulação em Investimentos da Abrapp.