Nesta edição da série “Nossa Governança” apresentamos a Diretoria Executiva que, juntamente com Conselho Deliberativo e com o Conselho Fiscal, formam a tríade estatutária de alta administração da Previnorte.
Como o próprio nome sugere, a Diretoria Executiva da Previnorte é o principal órgão executivo e de administração geral da Fundação, responsável por cumprir e fazer cumprir as normas legais e infralegais, estatutárias e regulamentares, bem como fazer executar as diretrizes definidas pelo Conselho Deliberativo.
Como cada órgão possui atribuições específicas, que não se conflitam e são complementares entre si, a Diretoria Executiva está em constante integração com os conselhos Deliberativo e Fiscal, para alcançarem o objetivo maior da entidade que é a administração de planos de benefícios com toda competência e segurança possível, proporcionando tranquilidade na administração dos recursos e na concessão dos benefícios aos participantes.
Na Previnorte, a Diretoria Executiva é composta por três membros, sendo que o Diretor Presidente e o Diretor Financeiro são designados pelo Conselho Deliberativo, após manifestação dos Patrocinadores, e o Diretor de Benefícios é eleito pelos participantes. Todos os membros possuem mandato de 4 (quatro) anos, em períodos distintos para favorecer a manutenção das diretrizes e a continuidade das ações.
Mesmo se tratando de órgão colegiado, algumas atribuições são distintas, veja:
Presidente | Diretor de Benefícios | Diretor Financeiro |
É responsável pela representação externa, o controle, supervisão e a avaliação das atividades gerais da Fundação. | É responsável pelo planejamento e execução das atividades previdenciais e pelo acompanhamento e controle do passivo previdencial. | É responsável pelo planejamento e execução da política de investimentos, das atividades de contabilidade geral e pelo acompanhamento e controle das atividades dos ativos dos planos de benefícios administrados pela Previnorte. |
As atividades da diretoria também são orientadas pelo Regimento Interno da Diretoria Executiva e, assim como os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, todos os diretores têm responsabilidade fiduciária no exercício de suas funções. Para tanto, devem ser devidamente habilitados pelo órgão competente, que é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, bem como precisam ser certificados por órgãos competentes, de acordo com os cargos que ocupam.
Veja a posição da diretoria executiva destacada no organograma da Previnorte
Você também pode conferir detalhadamente todos os requisitos para o exercício do cargo de membro da Diretoria Executiva da Previnorte, bem como as atribuições destes membros no Estatuto da Fundação.